quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Opinião do Autor



Confesso que no primeiro momento, assim como muitos professores e alunos, ao ouvir o termo Educação à Distância tive minhas desconfianças, dentre elas, a qualidade do ensino é a mesma do ensino presencial? Professores e alunos estão preparados para essa modalidade de ensino? É uma banalização, ou melhor dizendo, mercantilização da educação? Ainda nesse sentido,  a insegurança dos docentes  quanto a sua profissão, a educação a distancia substituirá o professor em sala de aula?

Superada essa primeira etapa de questionamentos e incertezas, cheguei a seguinte conclusão:

A qualidade do ensino à distância não difere da tradicional, porém,  chegando a ser superior no aspecto da responsabilidades do aluno. Nessa nova opção Ead, o aluno passa e necessita entender que ele também é responsável pelo seu aprendizado, deve ser pro ativo e participativo, pois deixa de ser um mero receptor do conhecimento que  lhe é transmitido pelo professor em sala de aula. O aluno EAD pode e necessita colaborar com a construção do seus estudos e conhecimentos, afinal, tem todo o conhecimento do mundo ao seu alcance e instantaneamente.  Além de tudo, o aluno precisa saber se organizar,  interagir com o tutor, com os colegas e sobretudo, ter responsabilidades consigo e com o grupo ao qual pertence.

Já com relação a preparação dos professores para o ensino a distancia entendo que o Brasil ainda caminha lentamente, vez que na maioria dos casos, existe uma adaptação do professor da sala de aula para o ambiente virtual da tutoria, fato que ainda impede um avanço marcante da educação a distancia no país, contudo, esse panorama vem mudando, pois as Universidades entendendo essa necessidade de capacitação docente bem como a rapidez da ampliação do EAD no país, vem implantando cursos de capacitação e especialização lato sensu voltados para formação e capacitação docente, o que traz como conseqüência o aumento da qualidade do ensino, bem como sua aceitação pelo alunado.

Contudo o ensino de base, seja público ou privado,  ainda não está preparando o aluno adequadamente para essa inovação tecnológica da educação, embora esses alunos estejam em contato direto com as mais diversas tecnologias e conectados ao mundo virtual não recebem a formação adequada para o contado com o EAD, onde o conceito de responsabilidade pelo seu próprio conhecimento e estudos é maximizado. Cabe ressaltar ainda a precariedade do ensino público do país, onde muitas escolas, sequer possuem um computador, muito menos com acesso a internet.

E educação a distancia é uma realidade  e em um país com dimensões continentais como o Brasil, é uma necessidade, pois é possível levar o conhecimento a toda a população, e é nesse sentido que a EAD não é a mercantilização da educação, e sim, a garantidora da educação,. Não há de se questionar também o papel das Universidades Privadas, que suprem a incompetência do Poder Público para com o ensino superior do país, reservado apenas aos mais afortunados com raríssimas exceções. Estas mesmas Universidades Privadas, através do EAD conseguem propagar o conhecimento aos mais diversos locais e aos mais diversos públicos discentes.

Ademais, seja a distancia ou presencial, o papel do professor ou tutor é indispensável, pois é ele quem vai fomentar, colaborar e construir com o aluno, o conhecimento.

Educação à Distância é uma realidade em diversos locais do mundo e é chegada a hora do Brasil.

EAD é a educação moderna, social  e democrática!

Um comentário:

  1. Caro Professor, concordo com sua opinião e passei pelo mesmo início conceitual da EaD.

    Gostaria de contribuir com a visão da Comunicação. McLuhan já disse que "os meios são extensões do homem", em linhas gerais ele diz que tudo que produzimos são ferramentas para nosso desenvolvimento e ampliação dos nossos sentidos. Um exemplo inicial pode ser o talher, extensão da nossa mão(braço).
    Nessa perspectiva, a internet (TIC, convergência digital) transforma-se na extensão da expressão do homem quanto a 'educomunicação'. Para além da democratização do ensino, teremos a transformação da educação, pois a "escola" (nessa ideia virtual)será na prática o centro de informação e instrução. E esse novo aluno será pro-ativo e cada vez mais afinado com as exigências de tecnologia e gerenciamento da informação. Penso que estamos construindo (ou conectando) uma Nova Era Educacional, com um novo meio para nos estendermos além.

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